10.11.14

Amostras para Ler+

Estudos recentes sobre o cérebro e a leitura de Teresa Silveira (2013) revelaram que o cérebro humano nasce com estruturas que possibilitam a leitura, contudo para que cada pessoa se torne um leitor competente é indispensável a ativação de circuitos neuronais que só se formam se houver contacto frequente com livros e uma prática continuada de leitura, desde a infância.
Assim, uma das etapas de ativação desses circuitos decorre entre os 6 os 12 anos de idade. É, também, determinante a prática intensa de leitura para a ativação dos circuitos que estão na base de toda a aprendizagem.
Tendo por base este estudo, a RBE lançou o projeto "Amostras para Ler+" com dois objetivos:

- Criar momentos, na sala de aula, especificamente destinados a apoiar os alunos na escolha livre de obras para leitura pessoal e autónoma.

- Incentivar a frequência da biblioteca escolar pelos alunos, bem como a requisição de livros e a multiplicação de experiências de leitura.

Neste sentido, a professora bibliotecária da EB de Alexandre Herculano tem vindo a dinamizar sessões para a promoção do contacto com o livro. As turmas participantes foram o 5ºB, o 5ºC e o 5ºD.

Num primeiro momento, a turma era dividida em pequenos grupos.

Cada grupo tinha à sua disposição um conjunto de livros.



Cada elemento do grupo escolhia um livro.










Após a escolha do livro, pensava numa pista sobre o mesmo.














Escreviam uma pista para cada livro escolhido.


Num segundo momento, colocaram-se os livros todos numa mesa.


O registo das pistas foi trocado entre os grupos. Agora, havia que descobrir o livro pelas pistas escritas pelos colegas do outro grupo.


Sem comentários:

Enviar um comentário