25.11.14

"Olhar e Explorar o Espaço" - Partilha do Departamento do Pré-Escolar

O 2º Encontro "Aprender em Partilha: Olhar e Explorar o Espaço" contou com a participação do Departamento do Pré-Escolar que se fez representar pela sua coordenadora de ciclo.


Na sua apresentação, a docente Aurélia Gaivoto referiu algumas estratégias utilizadas, no pré-escolar, no âmbito da geometria.
 
1. A manipulação de objetos no espaço e a utilização de materiais diversificados facilita a construção de ideias e conceitos geométricos.

2. Observar e manipular formas geométricas contribui para o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento dessas formas.


3. Construir com material moldável: barro, papel e cartão. Durante a realização desta atividade vão-se colocando questões sobre as formas obtidas, a representação das mesmas e as suas características, estabelecendo-se semelhanças e diferenças entre elas.


4. Alguns artistas plásticos servem de mote para a realização de tarefas ligadas à geometria.








5. Especificar localizações e descrever relações espaciais.
6. Recorrer a dados de localização, procurar elementos no espaço (ruas da aldeia), descrever, analisar a posição de objetos, representar e interpretar itinerários.

7. Fazer percursos.

8. Fazer a representação oral e gráfica desses percursos.

9. Descobrir labirintos em exercícios no PC ou em papel.

10. Explorar o espaço de forma lúdica, recorrendo a diversos materiais, levando as crianças a adquirirem noções: em cima/em baixo; dentro/fora; ao lado; à frente/atrás; esquerda/direita; longe/perto; aqui/lá.

11. Resolver exercícios com o Tangran a partir de modelos diversos.

 Também foram apresentados alguns livros a partir dos quais se pode trabalhar no âmbito da geometria.

Sem comentários:

Enviar um comentário