27.11.14

"Olhar e Explorar o Espaço" - Partilha do Departamento de Matemática

O 2º Encontro "Aprender em Partilha" contou, igualmente, com a participação do Departamento de Matemática que se fez representar pela sua coordenadora, Professora Isabel Carvalho.


Este Departamento partilhou as estratégias utilizadas na abordagem do conteúdo "Ângulos e Triângulos", mais especificamente, da desigualdade triangular, na verificação da relação entre os elementos de um triângulo e na soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo.

 Assim, no 2º ciclo, pode ser apresentado um desafio.





 A professora Isabel Carvalho acrescentou que as palhinhas de refresco podem ser substituídas por barras de cartolina, palitos ou fósforos usados.Independentemente do material utilizado, o importante é a utilização de material manipulável, pois tem o objetivo de facilitar a elaboração e a validação de conjeturas, de modo a que os alunos enunciem a desigualdade triangular.

Quanto à verificação da possibilidade/impossibilidade de construção de triângulos, apresentou as seguintes estratégias:
1. Com material manipulável, colocar os alunos, em grupo, perante a situação de descobrirem em que casos não se obtém um triângulo.


Através da manipulação e experimentação, os alunos são levados a formularem conclusões.


 Assim, esta tarefa, realizada em grupo, permite:
 - discutir os casos de possibilidade na construção de triângulos;
- compreender que, num triângulo, qualquer lado é menor que a soma dos outros dois.

Um outra estratégia é a utilização da plataforma de software GeoGebra. De facto, a utilização desta ferramenta permite que os alunos, em pares frente a um computador, descubram relações entre elementos de um triângulo: ao maior lado (ângulo) opõe-se o maior ângulo (lado); a lados congruentes opõem-se ângulos congruentes.

Para terminar a sua apresentação, a professora Isabel Carvalho citou Abrantes, P. et al (1999):

"As ferramentas computacionais permitem a construção e manipulação de objetos geométricos e a descoberta de novas propriedades desses objetos, através da investigação das relações ou medidas que se mantêm invariantes"

De seguida, o Professor Luís Miguel Barreto, Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano, representando o grupo do 3º ciclo,  abordou as transformações geométricas em triângulos utilizando o GeoGebra.


 Exemplificando as diversas atividades no GeoGebra, mostrou como se pode colocar os alunos a identificarem transformações geométricas: reflexão, translação, homotetia, rotação, reflexão deslizante, isometrias.














Assim, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e descobrir as propriedades das isometrias, ou seja, foi possível:
- Demonstrar que as translações são isometrias que preservam a direção e o sentido dos segmentos orientadores e saber que são as únicas que o fazem.
- Identificar uma reflexão deslizante.
- Identificar as imagens, por isometrias, de retas, semirretas e ângulos.
- Demonstrar que as isometrias preservam as amplitudes dos ângulos.
- Identificar todas as isometrias no plano: translações, rotações, reflexões axiais e reflexões deslizantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário