26.1.15

"Há muito, muito tempo..." - Partilha do Departamento de Ciências Sociais e Humanas - 3º Ciclo

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas também se fez representar ao nível do 3º Ciclo. Foi neste âmbito que a professora Amélia Rodrigues iniciou a sua apresentação defendendo que o ensino da História "com qualidade" se encontra cada vez mais, e no contexto atual, nas propostas curriculares de articulação de modo a evitar-se uma visão fragmentada e estanque das várias áreas do Saber.



Foi partindo desta convicção que alguns docentes desenvolveram um projeto de articulação entre as disciplinas de Educação Visual, História, Espanhol e Francês.
Assim, na disciplina de Educação Visual, os alunos entraram no espírito da época reproduzindo diversas obras de pintura dos artistas mais marcantes nesse tempo.
Primeiramente, desenharam e ampliaram as imagens com lápis de grafite, utilizando a técnica da quadrícula. Posteriormente, aplicaram a cor utilizando a técnica de lápis de pastel de óleo.


 Nas disciplinas de História, Espanhol e Francês, os alunos fizeram trabalho de pesquisa sobre a vida e obra dos pintores, tratamento de texto, tradução e apresentaram marcadores informativos como resultado desse processo.


 Os trabalhos realizados foram expostos no átrio da biblioteca.


Posteriormente, as obras estiveram, igualmente, exposta no Hotel Santarém.


Além deste exemplo de trabalho de articulação, foi apresentado um outro cuja temática foi "Descobridores e Homens do Renascimento". Envolveu, igualmente, docentes de Educação Visual, História, Espanhol, Francês e Inglês.


 A docente Amélia Rodrigues acrescentou, ainda, que com todo o trabalho de articulação curricular realizado, se conseguiu:
1. Motivar os alunos para a aprendizagem;
2. Formar cidadãos críticos e participativos;
3. Contribuir para o desenvolvimento de competências técnicas, criativas, relacionais e socio-afetivas;
4. Mobilizar saberes e competências de diferentes áreas curriculares.

O nosso grande obrigada à Professora Amélia Rodrigues pela partilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário