26.1.15

"Há muito, muito tempo..." - Partilha de Ana Margarida Martinho

No encerramento do 3º "Encontro Aprender em Partilha" esteve a Drª Ana Margarida Martinho, Técnica Superior da Direção Geral do Património Cultural, que exerce funções no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Ana Margarida Louro Martinho é autora do livro Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Contributos para a história do restauro da Igreja e da Sacristia Nova (1850 - 1960), pelo que a sua participação neste 3ºEncontro pretendeu apresentar a história da conservação e restauro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, um monumento classificado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1989.

 Nesta obra, descreve e analisa os trabalhos de consolidação e restauro efetuados na igreja e na sacristia nova do Mosteiro de Alcobaça, durante o período de 1850-1960.

"O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça constitui um símbolo significativo da pátria portuguesa, estando associados à glória militar de D. Afonso Henriques e à independência de Portugal. Foi esse fundamento que lhe deu prioridade na campanha de restauro dos monumentos pátrios, empreendida pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais a partir de 1929. Nesta data, o estado de ruína do conjunto monástico cisterciense era deveras avançado, pois, na verdade, o Mosteiro havia permanecido num estado de abandono, durante cerca de um século. Aliás, uma situação comum a tantos outros monumentos, em Portugal.
O novo regime político emergente, o Estado Novo, pretendia reintegrar o país na glória do seu passado histórico. Por conseguinte, tornava-se urgente e imperativo dar-se início a uma campanha de obras que permitisse reerguer a imagem simbólica e material do património histórico edificado e, consequentemente, de Portugal. Havia que restaurar e reerguer na sua grandiosidade, as marcas identitárias do povo português, que outrora se afirmara entre as restantes nações europeias."
Este é um pequeno trecho retirado da obra Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Contributos para a história do restauro da Igreja e da Sacristia Nova (1850 - 1960) que foi gentilmente oferecida pela autora à Biblioteca Escolar da Escola Básica de Alexandre Herculano.


Muito obrigada, Ana Margarida Martinho , pela sua disponibilidade para partilhar connosco parte da sua investigação no âmbito do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário