15.3.15

"Aprendendo com Arte": Partilha do Departamento do Pré-Escolar

A encerrar o 4ºEncontro "Aprender em Partilha" esteve a Coordenadora do Departamento do Pré-Escolar, a docente Rosa Montez, que nos apresentou as formas como o conhecimento cultural e artístico é integrado nas atividades de Expressão Plástica do Jardim-de-Infância.
 A docente começou por lembrar que segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar :
"Os contactos com a pintura, a escultura, etc. constituem momentos privilegiados de acesso à arte e à cultura que se traduzem por um enriquecimento da criança, ampliando o seu conhecimento do mundo e desenvolvendo o sentido estético".
Assim, 
1. apreciam-se obras de artistas;
 2. fazem-se visitas a exposições de arte;
3. visitam-se museus e outros sítios de interesse cultural;

4. conhecem-se artistas locais;

...
 Com estas estratégias pretende-se contactar com a arte, com os seus processos e com os seus criadores e vivenciar a experiência artística através da apreciação, criação e execução.

A docente acrescentou, ainda, que a relação estabelecida entre as crianças e a arte centra-se em aspetos sensoriais e manipulativos, na experimentação física e na utilização de meios e técnicas variados.


Ou seja, a apresentação da obra é o primeiro passo de um percurso, como indica a imagem abaixo, que levará à consciência estética.























E para terminar, Rosa Montez escolheu um pensamento de Maria Alberta Menéres.


Muito obrigada pela partilha, Rosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário