6.12.15

Dia Nacional da Cultura Científica

No passado dia 24 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica que foi criado em 1996 em Portugal, como homenagem a Rómulo de Carvalho nascido nesse dia no ano de 1906.
Rómulo de Carvalho foi professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Além de professor, foi metodólogo, investigador e autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.
Lembrando a data, a Equipa da Biblioteca Escolar montou uma pequena exposição com materiais disponibilizados pelo Departamento das Ciências Experimentais.




















A pedido da professora bibliotecária, alguns docentes deste Departamento disponibilizaram-se para dinamizarem algumas experiências para os alunos do 1ºciclo. Assim, foi organizada a ida de três turmas aos laboratórios de Ciências da EB Alexandre Herculano. Foram as turmas do 2º ano dos professores Carla Ribeiro, Joaquim Montez e Sandra Fernandes.

Experiência 1 - Expansão do Balão













Concluíram que o balão começa a encher com o dióxido de carbono que é produzido.



Experiência 2 - A escrita mágica


O papel fica roxo, exceto onde a mensagem foi escrita. O amido do papel combina-se com o iodo
formando moléculas idodo-amido. Estas moléculas são de cor roxa. A vitamina C do limão combina-se com o iodo formando uma molécula sem cor. A área coberta com o sumo de limão permanece inalterada porque o papel está revestido pela vitamina C do limão.

Experiência 3 - Pressão Hidrostática
A intensidade dos jatos de água varia com a profundidade.
A pressão aumenta com a profundidade à medida que aumenta o peso da água.















Experiência 4 - Simulação de um géiser


 Concluíram que devido à diferença de pressão, o ar sobe rapidamente pela parte mais estreita do funil. Ao sair com maior velocidade o ar arrasta água para fora do funil produzindo o géiser.
No géiser verdadeiro, a pressão é originada pela ebulição da água que está em contacto com as rochas incandescentes vulcânicas no interior da Terra.

Experiência 5 - Simulação de um vulcão



 O nosso grande obrigada aos professores Fernanda Amélia, Susana Duarte, Conceição Moreira, Joaquim André e Cristina Piteira pela excelente tarde de convívio com as Ciências Experimentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário