9.12.15

Partilha do Projeto "À Descoberta de Saberes e de Culturas"

No passado dia 26 de novembro, realizou-se o 1ºEncontro "Aprender em Partilha", deste ano letivo, no qual foi apresentado o projeto "À Descoberta de Saberes e de Culturas".

A coordenadora do projeto, a professora bibliotecária Risoleta Montez, começou por identificar o ponto de partida para a sua construção.

Assim, atendeu-se à realidade vivida com as turmas dos cursos vocacionais e aos fatores favoráveis ao desenvolvimento do projeto.
Como objetivos, foram definidos os seguintes:
- elevar os níveis de literacia dos alunos (...);
- construir um conhecimento globalizante;
- elevar a autoestima e os níveis de motivação.

Quanto às turmas envolvidas são o 6ºC e E, assim como os vocacionais V82 e V91. A representar estas turmas estiveram seis alunos.


 Inês Dias, aluna do 6ºE, explicou como se iniciou o projeto nas turmas do 6ºano: leitura dos capítulos da obra Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e posterior resposta aos desafios dos guiões de leitura.
Quanto à Ana Marques, aluna do V82, referiu como se iniciou o projeto nas turmas dos vocacionais: realização de um bibliopaper que começou na sala de aula e terminou na biblioteca com a descoberta do livro Missão Impossível. Na verdade, o mistério e o despertar da curiosidade foi uma fonte de motivação e o trabalho em equipa promoveu interação, dinâmica e interajuda.

Momentos do bibliopaper do V82

Momentos do Bibliopaper do V91
Nas semanas posteriores, os alunos do 6º ano tinham a tarefa de resumir cada capítulo e irem às turmas dos vocacionais apresentar esse resumo, como explicou a Leonor Lopes, aluna do 6ºC. Esta aluna, realçou, ainda, o gosto que tiveram em cooperar com os seus colegas e a alegria que sentiram com a sua recetividade, pois eram escutadas com atenção.

Momento da partilha do resumo de um capítulo do livro Missão Impossível no V82
Teorizando um pouco a importância do trabalho cooperado, o psicólogo, Dr. Válter Silva, fez algumas citações de diferentes investigadores, assim como identificou as principais diferenças entre a classe tradicional e a aprendizagem cooperativa, tendo salientado alguns reflexos nos alunos, quando se utilizam estratégias de aprendizagem cooperativa nas aulas:
- há uma promoção da responsabilidade individual face às aprendizagens;
- a memorização aumenta;
- geram-se sentimentos mais positivos face às matérias escolares;
- a aprendizagem é mais ativa;
- os sentimentos de auto-estima são mais elevados.















Dando continuidade à apresentação do trabalho realizado na sala de aula, a Ana Catarina,aluna do V82, mencionou as tarefas concretizadas após a audição dos resumos feitos pelos colegas do 6ºano.


Recolhiam elementos auxiliares da construção de narrativas: personagens, espaços/localidades/países, estados do tempo e objetos.
Quanto aos desafios de escrita foram:
- procura de palavras reveladoras de tristeza, alegria, confusão e raiva;
- pesquisa de onomatopeias;
- escrita de trechos do capítulo, sem utilizar a letra "u";
- pesquisa de inícios e finais de diferentes obras, cuja temática fosse a civilização oriental.

Quanto ao V91, as tarefas foram outras. O Rodrigo Pena explicou, então, que começaram por fazer pesquisas, nas aulas de Português, sobre o Museu do Oriente e, posteriormente, nas aulas de Tratamento Digital de Imagem, construíram um folheto informativo sobre este museu. Ainda nesta disciplina, o João Coimbra realçou a importância que teve para eles serem solicitados a construírem o cartaz e o convite para este Encontro de Professores. Por outro lado, estarem ali presentes a falarem para professores em representação dos restantes colegas da turma foi um grande desafio, mas também  motivo de muita satisfação.


De seguida, a professora bibliotecária, Risoleta Montez, continuou a apresentar os desafios que se seguem para os dois cursos vocacionais e o envolvimento das várias disciplinas na concretização do projeto.
 

Com o desenvolvimento do projeto, prevê-se algum impacto na escola, como a reorientação de alunos desmotivados e/ou dificuldades para soluções mais adequadas aos seus interesses e/ou capacidades e a formação integral do aluno como cidadão do mundo.




Sem comentários:

Enviar um comentário