5.3.16

"Ajudaris"

A "Ajudaris" é uma associação particular de caráter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, considerada de interesse público desde 2008. Desenvolve projetos de intervenção social que visam combater a fome, a pobreza e a exclusão social, através da capacitação e da educação.
Um desses projetos é o "Histórias da Ajudaris" criado em 2009.
No ano letivo 2012-2013, as professoras Conceição Durão e Susana Stoffel acompanharam o aluno Diogo Dionísio na escrita dos vários contos que integraram a última publicação da "Histórias da Ajudaris". Com esta estratégia, o Diogo empenhou-se e superou muitas das dificuldades ao nível da compreensão da informação, na expressão escrita e organização das ideias.
Posteriormente, os seus textos foram ilustrados pelos alunos do Colégio Luso Internacional do Porto. Foi esta exposição que na passada semana esteve no átrio da Biblioteca da EB Alexandre Herculano.














Conhecendo o projeto e após diálogo com os alunos participantes na Oficina de Escrita sobre a temática deste ano, dois alunos mostraram-se disponíveis para participar.

O Tiago Figueiredo construiu uma história sobre o menino João que adorava comer:
"O menino João adorava comer e tinha muita dificuldade em parar, pelo que os pais decidiram levá-lo ao médico.
- O vosso filho tem de se controlar e aprender a parar para obeso não ficar. - disse o médico que gostava de falar a rimar.
 O João não prestou atenção e quando chegou a casa foi logo comer pão com salpicão. Não ficando satisfeito, foi ao frigorífico e comeu tudo o que lá havia".

(...)


Quanto ao Rafael Raimundo, escreveu a história de um menino chamado Jorge.

"Era uma vez um menino chamado Jorge. Ele era saudável e comia muito bem. Andava numa escola onde tinha muitos amigos. As notas eram boas, pelo que não lhe faltavam elogios.
Um dia, o menino Jorge mudou. Ao ver que o seu amigo tinha ficado obeso porque comia muitos doces, decidiu:
- Para não ficar obeso,
encontrei a solução:
vou comer como um rato
e não como um leão".
(...)

 Se quiserem conhecer o resto das histórias, terão de esperar...

Até ao dia 1 de junho de 2016 saberemos se as suas histórias foram selecionadas para integrarem a próxima edição de "Histórias da Ajudaris" que terá o seu lançamento em novembro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário