21.5.16

Cerimónia de Encerramento do Projeto "À descoberta de saberes e de culturas"

A cerimónia de encerramento do projeto "À descoberta de saberes e de culturas" decorreu na passada sexta-feira, pelas 12 horas, no auditório da EB Alexandre Herculano.











 Estiveram presentes, além dos alunos e docentes envolvidos no projeto, algumas turmas do 9ºano, a Senhora Diretora e restantes elementos da Direção, assim como a Presidente do Conselho Geral e a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares.



A cerimónia abriu com a professora bibliotecária a explicar o desenvolvimento do projeto ao longo do ano.

Assim, começou por contextualizar o aparecimento do projeto. Referiu, então, que "À descoberta de saberes e de culturas" surgiu no âmbito da candidatura ao projeto "Leituras d' Oriente e d' Ocidente" que, apesar de não ter sido financiado, foi concretizado, tendo como ponto de partida:
-a realidade vivida com as turmas dos cursos vocacionais - jovens com baixos níveis de literacia; jovens com baixos níveis de motivação;
-os fatores favoráveis ao desenvolvimento do projeto - criatividade e envolvimento dos docentes e técnicos.
Quanto aos objetivos, foram estabelecidos os seguintes:
-elevar os níveis de literacia dos alunos, através da promoção da leitura e da escrita, articulada com diversas áreas do saber e tendo como pano de fundo os contributos mútuos entre as culturas orientais e a portuguesa;
-construir um conhecimento globalizante;
-elevar a autoestima e os níveis de motivação.
Referiu, também, os quatro pilares em que a construção do projeto se apoiou.


Quanto às turmas e docentes/técnicos envolvidos foram:
Nas turmas do 6ºC e E, o projeto teve o seu início na aula de Português com a leitura do primeiro capítulo da obra Missão Impossível, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e resposta aos desafios do guião de leitura.
Em relação às turmas dos vocacionais, o projeto iniciou com o bibliopaper "Vamos à descoberta do mistério" que os levou à descoberta do livro Missão Impossível.

O mistério e o despertar da curiosidade foram uma fonte de motivação. O trabalho de equipa trouxe interação, dinâmica e interajuda.
Posteriormente, os alunos do 6ºano fizeram a leitura, orientada por guiões, dos vários capítulos da obra Missão Impossível, construíram os resumos dos diferentes capítulos e fizeram a sua apresentação nas turmas dos vocacionais.
Após a audição do resumo, os alunos do V82, recolhiam elementos auxiliares da construção de narrativas e realizavam desafios de escrita.
Quanto aos alunos do V91, nas aulas de Português e Tratamento Digital de Imagem, construíram um folheto informativo sobre o Museu do Oriente, assim como o cartaz e o convite para o Encontro "Aprender em Partilha", onde foi apresentado o projeto "À descoberta de saberes e de culturas".
Entretanto, aos alunos do V82, foi colocado o desafio: escrever uma narrativa tendo por base a temática da cultura oriental e dos contributos mútuos de culturas do Oriente e de Portugal. A turma foi dividida em grupos e cada um deles construiu um conto.
Para a escrita dos contos tiveram por base muitos dos elementos recolhidos anteriormente, assim como foram buscar as vivências recolhidas em outras áreas disciplinares:
- o professor de Matemática, dado ter conhecimentos de Muai Thai articulou com o docente de Educação Física e organizaram sessões teóricas e práticas sobre esta arte marcial tailandesa;
- a docente de Inglês ajudou na construção de alguns diálogos incluídos nos contos;
- com o formador de Nutrição e Confeção, fizeram o estudo comparativo da alimentação oriental e ocidental, assim como confecionaram pratos orientais;
- a formadora de serviço de mesa colaborou na pesquisa sobre as bebidas servidas no Oriente.

Aulas de Muai Thai
Confeção de pratos orientais

Após conclusão das narrativas, pelos alunos do V82, estas foram entregues à turma do V91.

A Equipa das Bibliotecas Escolares organizou o Workshop "Ilustração Oriental", onde participaram alguns alunos do V91.

  Nas aulas de Tratamento Digital da Imagem, os alunos do V91 construíram o livro digital.
http://livrosdigitais.org.br/livro/33789H8AN79PE6
Clique aqui para ver o livro digital

Enquanto parte da turma realizava as ilustrações dos contos, os restantes colegas ensaiavam, nas aulas de Português, a leitura encenada dos vários contos.
Aproximava-se o dia do encerramento do projeto, pelo que era necessário fazer o cartaz de divulgação do evento. Mais uma vez, os alunos do V91 cumpriram esta tarefa nas aulas de Tratamento Digital de Imagem.
 Após a apresentação do desenvolvimento de todo o projeto, foi apresentada a leitura dialogada dos três contos.







No final, muita emoção pelos resultados conseguidos.

Para terminar, um fotografia com parte dos alunos e docentes envolvidos no projeto, dada a impossibilidade, por motivos diversos, de estarem todos presentes.


A Equipa da Biblioteca Escolar da EB Alexandre Herculano agradece a todos os docentes/técnicos/formadores e alunos que se envolveram no projeto "À descoberta de saberes e de culturas".
Os nossos parabéns pelo profissionalismo, empenho e grande dedicação na sua concretização.
O nosso obrigado, igualmente, ao professor David Montez pela reportagem fotográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário