16.5.16

Comemoração do Dia Internacional da Família

Hoje, 16 de maio, a equipa das Bibliotecas Escolares comemorou o Dia Internacional da Família com uma cerimónia que contou com a presença de alunos, encarregados de educação e docentes.





A cerimónia teve o seu início lembrando a importância da família como núcleo vital da sociedade e o seu relevo na base da educação das crianças e jovens.

Quanto ao programa cultural apresentado resultou da articulação entre docentes de diferentes ciclos e áreas curriculares, assim como do apoio insubstituível da família.
As atividades preparadas foram em torno da personalidade portuguesa Rómulo de Carvalho, no meio literário conhecido por António Gedeão. Rómulo de Carvalho foi uma criança que cresceu num ambiente familiar tranquilo, profundamente marcado pela figura materna. Quando completou 90 anos foi-lhe prestada uma homenagem a nível nacional, tendo sido criado o Dia Nacional da Cultura Científica no dia do seu nascimento, 24 de novembro, como reconhecimento por todo o trabalho feito por este professor, investigador, pedagogo e historiador da ciência. Além desta faceta, também foi poeta.
Assim, em primeiro lugar, houve a representação dramática pelos alunos do 2ºano da T.3 da EB de São Domingos, da professora Sandra Fernandes, da obra História Breve da Lua, da autoria de António Gedeão. A representação foi ensaiada pelas professoras bibliotecárias e quanto aos adereços e cenário foram feitos pelos alunos da UAM da EB Alexandre Herculano, orientados pelas professoras Catarina Godinho e Anabela Stoffel.











Posteriormente, alguns alunos do 2ºano da T.4 da professora Maria do Céu Ferro, do mesmo estabelecimento, recitaram o "Poema das Árvores", da autoria de António Gedeão, que foi ensaiado pelas professoras bibliotecárias.


De seguida, alunos do 8ºB apresentaram o poema  "Lágrima de preta", dramatizado, trabalho que foi preparado na disciplina de Português com a professora Elisa Mineiro.



Ainda do 8ºB, os alunos interpretaram o poema "Pedra Filosofal", musicado por Manuel Freire.


A equipa das Bibliotecas Escolares agradece a todos os alunos e docentes envolvidos, pelo seu empenho, dedicação, assim como por todo o esforço realizado, em paralelo com o trabalho escolar, para que o Dia Internacional da Família fosse um sucesso.
Parabéns a todos!
As carinhas, habilmente recolhidas pelo professor David Montez, mostram bem todo o interesse e entusiasmo com que o programa cultural foi acompanhado.






Sem comentários:

Enviar um comentário