25.11.16

Oficina de Escrita

Atendendo aos objetivos definidos para o concurso "Um conto que contas", desafiámos os alunos que frequentam a Oficina de Escrita a participar neste concurso.
Este concurso que é da responsabilidade de uma Comissão Organizadora em colaboração com a DRSISPM (Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática) e com o apoio da Universidade de Évora e do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, da AMIL (Associação de Matemática Interativa e Lúdica) e da Delta Cafés, pretende, além de outros objetivos:
- "Fomentar hábitos de leitura e de escrita nos alunos de todos os anos de escolaridade e incentivar à escrita de um conto que envolva conteúdos matemáticos.
- Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação bem como, o pensamento lógico narrativo e o raciocínio matemático, pois este envolve a construção de cadeias argumentativas".

Desafio aceite pelos alunos, seguiu-se a leitura do regulamento. Além de outras informações ficaram a saber que os contos do 2ºciclo deverão obrigatoriamente respeitar o tema "Solidariedade" e os do 3ºciclo, "Tolerância".
Assim, após um momento de registo de ideias soltas quer sobre o tema, quer sobre conteúdos matemáticos, deu-se início à construção da narrativa.


Na sessão seguinte, perante a possibilidade de escolha de optarem pela escrita no computador, a escolha foi unânime: computador.


 No final da sessão, as ideias já eram muitas e nem deram pelo tempo passar...
Segundo eles, a escrita no computador foi bastante favorável ao desenrolar das ideias.



Sem comentários:

Enviar um comentário