11.6.17

...Pausas para Chá

"Proporcionar uma cultura de escola baseada no diálogo, na partilha, na cooperação e na entreajuda" foi um objetivo do projeto "Leituras que unem: Ler para crescer e aprender a ser".
Ora, uma das atividades realizadas em que se cumpriu este objetivo foi "Pausa para o chá", pois envolveu turmas do 1º ciclo e a turma CEF, no âmbito da sua disciplina Serviço de mesa e bar na restauração e hotelaria, ministrada pelo formador António Palmeiro.
Assim, no dia 6 de junho, os alunos T1 da EB Fontainhas e da T5 da EB Mergulhão tiveram o seu momento do chá, após terem assistido à recriação de momentos e espaços dos Descobrimentos Portugueses, dramatizado por alguns alunos dos 5ºB/D e E.



Sentaram-se nos tapetes realizados pelos colegas do 3º ano das escolas de São Domingos, Fontainhas, Vale de Santarém e Almoster e ouviram algumas curiosidades sobre o chá.





De seguida, o chá foi servido por alguns alunos do CEF.




Os alunos do 4ºano das professoras Ana Fonseca e Carla Maia tiveram o prazer de beber o chá nas chávenas que tinham pintado.




Algumas chávenas da turma da EB Fontainhas

Algumas chávenas da turma da EB Mergulhão

Parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos. O trabalho final foi extraordinário.
Mas se o resultado final foi excelente, há que reconhecer que todo o processo, todo o caminho percorrido até chegar às chávenas pintadas foi de reconhecido valor, pois desenvolveram a capacidade de pesquisa e de seleção de informação, disponível em diversos suportes, aprofundaram competências leitoras, desenvolveram as competências plásticas e de trabalho de projeto.


Quem também fez uma pausa para o chá, foi o Clube do Ambiente. Foi no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, que, a meio da tarde, este Clube fez a Hora do Chá com a colaboração da turma CEF. Para acompanhar o chá, os alunos do Clube do Ambiente confecionaram algumas compotas.



Foi mais uma atividade de sucesso do Clube do Ambiente...Parabéns!







Parabéns, Conceição Moreira por toda a dinâmica transformadora e enriquecedora para toda a comunidade educativa.

Enquanto uns bebiam o chá, outros, indiferentes a toda a movimentação que mesmo ao seu lado se passava, preparavam as encenações para o dia seguinte. Eram os alunos da professora Ana Bettencourt.



Sem comentários:

Enviar um comentário