17.6.17

"Pelos caminhos da leitura e da comunicação"

Perante uma sociedade em constante transformação, nomeadamente na área tecnológica e digital, e dada a omnipresença das novas tecnologias, acreditamos que desenvolvendo atividades de promoção da leitura em diferentes suportes e no âmbito da utilização das tecnologias de informação e comunicação, contribuiremos para uma aprendizagem mais significativa e cativante, sendo um passo para o seu sucesso educativo e, consequentemente, um contributo para a sua integração na sociedade.
Foi neste contexto que a biblioteca escolar construiu o projeto "Pelos caminhos da leitura e da comunicação" que está a ser desenvolvido em articulação com os docentes do 2º ciclo e o Instituto Politécnico de Santarém (FabLab e CCTIC).
A professora Teresa Pacheco, docente da equipa da biblioteca escolar, criou o site
para a divulgação dos desafios “Ler com amigos ainda é melhor” e “Uma história em BD”. Criou, também, uma disciplina no Moodle (DM) partilhada no blogue da biblioteca, onde alojou informações e desafios sobre vários autores e respetivas obras http://nonio.ese.ipsantarem.pt/aeah/.
Depois de lerem as obras, os alunos acediam à DM, exploravam a informação, realizavam os jogos e atividades e participavam nos concursos sobre cada obra disponibilizada.
Em Educação Visual, os alunos escolheram uma personagem ou cena das obras lidas e desenharam-na. Entre os trabalhos realizados foram selecionados os melhores.
Foi, então, que no dia 31 de maio, um grupo de alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, acompanhado pela professora Teresa Pacheco, passou a tarde na Escola Superior de Educação de Santarém.
No FabLab da ESE-IP Santarém, estes alunos participaram no processo de impressão dos seus desenhos em materiais diversos e fotografaram. No CCTIC da ESE editaram e montaram o filme sobre a sua experiência na ESE.



Eis os seus desenhos impressos em diferentes materiais.








Parabéns pelo trabalho realizado! 

Os nossos agradecimentos ao Dr. José Maurício Dias e ao Professor João Galego pela tarde rica em aprendizagens significativas.

À professora Teresa Pacheco um obrigada muito especial pelo seu trabalho que em muito contribuiu para que a biblioteca escolar desenvolvesse uma cultura da leitura impressa e digital, através da exploração de recursos digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário